Indicações Bibliográficas

Foto do Professor Com base nas apresentações de Seminário, realizado em comemoração do 20º aniversário da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o livro reúne oito artigos, escritos por especialistas de expressão internacional. São debatidos os princípios e diretrizes da educação na atualidade, marcada pelo crescimento do desemprego na população geral (inclusive entre os mais instruídos), ao mesmo tempo em que a melhora da escolaridade acompanhou o aumento de postos de trabalho de baixos salários. Júlio César França Lima e Lúcia Maria Wanderley Neves (orgs.).
Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006..

Imagem livro Neste livro, Apple analisa o sistema educacional de seu país, no quadro “da aliança neoliberal e neoconservadora, apoiada pelo fundamentalismo cristão evangélico e pelo burocratismo tecnicista pequeno-burguês, que se alastram pelo sistema educacional norte-americano e mundial, impondo novas lógicas e racionalidades que ameaçam a lucidez científica, educacional e pedagógica e, portanto, ameaçando até mesmo a continuidade do processo civilizatório.
Michael W. Apple, em seu livro Educando à Direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade (São Paulo: Editora Cortez / Instituto Paulo Freire, 2003).

Imagem livro “O livro, contando com a participação de vários autores, oferece textos sobre o desenvolvimento recente de instrumentos de medida da qualidade do ensino oferecido nos diversos níveis do sistema educacional e as repercussões da avaliação de desempenho acadêmico e das políticas de inclusão ensaiadas (ciclos, avaliação continuada, promoção automática etc.) sobre o fluxo escolar. O livro é um convite para refletir sobre os resultados e as práticas de avaliação e a reforma do sistema educacional, tomando-os como uma oportunidade para repensar a educação e a escola hoje”.
Creso Franco (org). Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

Imagem livro “São quatro capítulos que tratam do que é a avaliação da aprendizagem, seus comprometimentos sociológicos, históricos, políticos, psicológicos e pedagógicos, assim como estudos sobre articulação entre avaliação e projeto político-pedagógico da escola e, por último, recursos técnicos para a prática da avaliação da aprendizagem”.
Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2ª edição rev. ampl. Salvador/BA:, Malabares Com&Ev, 2005.

Imagem livro A obra reúne, além de ensaios dos próprios organizadores, aqueles de Francisco de Oliveira, Ciro Flamarion Cardoso, Leandro Konder, Virgínia Fontes, Muniz Sodré, Sonia Kramer, Luís A. Baptista. Encontra-se um importante inventário de questões no campo teórico das ciências sociais e humanas em sua relação orgânica com o campo educativo.
Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta (org.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.

Imagem livro Revelando uma grande erudição, o autor assume o risco de produzir uma síntese global da história da pedagogia, num tempo, como o nosso, caracterizado pela hiperespecialização. Neste sentido, o seu trabalho constitui, sem dúvida, um documento que nos faz pensar sobre o devir da educação e, também, sobre os caminhos da História da Educação como disciplina. (Apresentação do editor)
Franco Cambi. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

Imagem livro “O que eu lhe proponho é um rápido passeio histórico pela educação "através de textos". (...) A idéia de me basear diretamente nas palavras de quem tratou destes problemas durante séculos logo me pareceu fecunda.(...) Nas antologias, me incomoda a fragmentação dos discursos, que estão um ao lado do outro só porque foram assim paginados e ligados por um tênue fio de notas introdutórias, também elas necessariamente fragmentárias. (...) Gostaria, caro leitor, de saber lhe dar o sentido vivo de um desenvo lvimento histórico, com suas continuidades e inovações; gostaria de saber lhe dar uma imagem viva da escola e dos vários processos educativos; gostaria de poder lhe mostrar como seres vivos, e não como figuras abstratas, os pequenos e grandes protagonistas desta aventura tão tipicamente humana que é a educação consciente e organizada das novas gerações, sempre oscilando entre o passado e o futuro. Gostaria, especialmente, de fazer-lhe um discurso atual com as palavras da história." (Mário A. Manacorda)
Mario A. Manacorda. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo, Cortez, 10ª ed. 2002

Imagem livro A série (3 volumes) insere-se no combate intelectual contra a amnésia da história da educação no Brasil... quer seja a amnésia do excesso (a nostalgia), quer seja a amnésia da ausência (o esquecimento). Ao reunirem um conjunto notável de meia centena de autores, apresentam ao público estudos produzidos a partir de novas perspectivas da historiografia da educação.
Maria Stephanou e Maria Helena Camara Bastos (orgs.). Histórias e Memórias da Educação Brasileira. 3 vol. Petrópolis (RJ), Vozes, 2005-2006

Imagem livro Abordar a complexa questão da educação no Brasil representa um desafio cujo enfrentamento demanda doses consideráveis de ousadia. Há diferentes formas de fazê-lo, observáveis, por exemplo, na variedade de gestos construídos pelos educadores-pesquisadores para compreendê-la e transformá-la na direção de uma prática cultural socialmente justa e democrática. Tendo como horizonte esse desafio tão difícil quanto instigante, apresentamos este livro, fruto de agradáveis encontros realizados ao longo do ano d e 2001 na UERJ. Nesta obra coletiva, a educação brasileira, compreendida em suas relações indissociáveis com os cenários da cultura e da política, encontra-se examinada na perspectiva da história, em um conjunto de artigos produzidos por conhecidos especialistas, recobrindo questões dos tempos coloniais aos dias atuais. Com isso, as múltiplas abordagens criam condições para o leitor problematizar tradicionais esquemas de classificação, de inteligibilidade e de narração a que a história da educação bra sileira foi (e vem sendo) submetida. O esforço aqui empreendido, apresentado através de uma pluralidade significativa de objetos, questões, metodologias e olhares sobre o tema, apóiam-se na compreensão do fenômeno educacional em seu duplo estatuto de produtor e de produto da cultura. E, enfatizando ainda a dimensão de utopia presente nos debates educacionais, procura afirmar a idéia de que a construção de uma sociedade em novas bases exige necessariamente o conhecimento agudo dos múltiplos aspectos da educação e de sua história.
Ana Maria Magaldi, Cláudia Alves e José G. Gondra (orgs). Educação no Brasil: História, Cultura e Política. Bragança Paulista, Editora Universitária São Francisco e CDAPH, 2003.

Imagem livro A educação online conquista mais e mais adesões. A despeito da vasta exclusão social/digital e da carência de investimentos no setor, cresce proporcionalmente a demanda por publicações arejadas, capazes de fazer jus às potencialidades da Internet e às exigências de qualidade em educação cidadã. O livro coletivo lançado em 2003, e reeditado em 2006, pretende atender a essa demanda. Reúne autores de instituições educacionais e empresariais do país que trazem contribuições atualíssimas destiladas na pesquisa e na prática docente atentas ao espírito do nosso tempo. Cada autor expõe experiências, reflexões, preocupações e alertas, mostrando o que deu certo no setor e revelando o que vai dar errado se determinadas precauções não forem tomadas. Seus textos estão divididos em quatro partes: Fundamentos da aprendizagem online, ambientes virtuais de aprendizagem, legislação específica e formação corporativa.
Marco Silva (coord.). Educação on line: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. ,2ª edição, rev. e ampl. São Paulo: Loyola, 2006.