Indicações Bibliográficas

Imagem do Livro “O termo "tecnologias" tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro reflito sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias. Meu desafio foi o de falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da Educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens. Por outro lado, era preciso explicar as tecnologias, sobretudo as mais novas tecnologias de comun icação e informação, de uma forma que todos entendessem, mesmo aqueles que nunca chegaram perto do computador nem navegaram na internet. Parti da idéia de que o tema "Educação e tecnologias" deveria ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação. Dessa forma, inicio o livro com um exemplo surpreendente de como é possível fazer educação mediada pelas mais novas tecnologias digitais. D ediquei o resto do livro para contar a longa história de relacionamentos entre os vários tempos da sociedade, os avanços tecnológicos sucessivos e os seus reflexos na educação.” (Vani Moreira Kenski).
Vani Moreira Kenski. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus Editora 2007.

Imagem do Livro Nas sociedades "radicalmente modernas", mudanças sociais aceleradas sobretudo o espantoso avanço das tecnologias de informação e comunicação vêm provocando, se não mudanças profundas, pelo menos desequilíbrios estruturais no campo da educação. Tais mudanças exigem transformações nos sistemas educacionais que se vêem confrontados com novas funções e novos desafios. O papel da educação se transforma, e sua estratégias se modificam para atender às novas demandas educativas da sociedade do "saber" ou da "in formação". Este ensáio sobre educação a distância pretende trazer ao leitor brasileiro algumas das principais questões ligadas à crise atual da educação, especialmente aquelas relacionadas à inovação educacional e às novas tecnologias. Espera-se com ele trazer uma modesta colaboração para o debate sobre o ensino a distância e suas possíveis contribuições, numa perspectiva de aprendizagem aberta e educação ao longo da vida, na qual o uso de instrumentos técnicos os mais avançados torne possível e estimul e um processo de aprendizagem autônomo voltado para a emancipação do aprendente do 3º milênio.
Maria Luiza Belloni . Educação a Distância. Campinas (SP): Editora Autores Associados, 1999.

Imagem do Livro “A obra se estrutura dentro de uma postura metodológica que busca entender a educação no interior da totalidade social, envolvendo assim uma análise que a articula com dimensões econômicas, políticas, filosóficas e socioculturais.”
Gaudêncio Frigotto. A produtividade da escola improdutiva. 8ª edição. São Paulo: Editora Cortez

Imagem do Livro Obra recomendada aos professores em geral, uma vez que, atuando nas escolas, sofrem as pressões de uma administração educacional distorcida pela transposição mecânica do modelo empresarial, ao mesmo tempo que se vêem às voltas com a realidade do trabalho vivida pelos alunos e com a necessidade de propiciar-lhes uma educação que os torne capazes de se posicionar em face da questão do trabalho.
Acácia Kuenzer. Pedagogia da Fábrica - As relações de produção e a educação do trabalhador. 6ª edição. São Paulo: Editora Cortez.

Imagem do Livro “Este trabalho representa um esforço de remar contra a corrente do neoliberalismo, sinalizando as novas demandas da educação explicitadas por diferentes documentos dos novos senhores do mundo — FMI, BID, BIRD. O livro centra-se na apreensão crítica das teses do fim da sociedade e na perda da centralidade do trabalho, dentre estas, os processos e as relações educativas.”
Gaudêncio Frigotto. Educação e a crise do capitalismo real - São Paulo: Editora Cortez

Imagem do Livro “Este conjunto de artigos abre o debate teórico e político com todos aqueles que têm o compromisso de tentar reverter a perversa desigualdade social e educacional no país. O rompimento com a modernização conservadora e a democracia restrita passa pela construção de, no mínimo, um projeto nacional popular de desenvolvimento que garanta uma vida digna para toda a população brasileira. Implica, também, a superação da divisão ensino médio/educação profissional e o avanço na implantação da educação unitári a, do ensino politécnico e da educação tecnológica. O trabalho vincula-se a uma concepção curricular na qual têm lugar a ciência e a cultura; e a escola se reconhece como um “lugar de memória” do que foi para projetar o que pretende ser. O avanço das possibilidades do ensino médio integrado na direção sinalizada nestes textos exige vontade política do Estado, do conjunto da sociedade, mormente, dos sistemas de ensino e de cada escola.”
Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos (orgs). Ensino Médio Integrado - Concepção e contradição. São Paulo: Editora Cortez.

Imagem do Livro “Expondo de forma clara o pensamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde sua origem, em 1938, até o momento atual, este livro constitui leitura obrigatória para professores e estudantes de ciências sociais e humanas, assim como para lideranças sindicais e para todos aqueles que atuam em instituições ou em projetos de formação técnico-profissional.”
José Rodrigues - O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da CNI. Campinas (SP): Autores Associados.